Desserviço público

Há alguns meses que foi adotado em Copacabana, aqui no Rio de Janeiro, um sistema para tentar organizar e melhorar as linhas de ônibus, o Bus Rapid System – BRS. Nota: um serviço brasileiro com nome em inglês, triste.

Esta tentativa de organização começou a fazer algo louvável, arrumar o que sempre foi um caos. Os pontos foram organizados de forma que tivessem a descrição das linhas e seus itinerários. Algumas linhas mudaram sua numeração e trajeto, diversos funcionários foram contratados para fazer plantão nos pontos e instruir os passageiros sobre as novidades implementadas.

Até aqui tudo parece lindo, mas infelizmente a desorganização e o caos imperam como sempre!!!

1º – Algumas das linhas que mudaram de número e trajeto continuam com seus números e trajetos antigos.

2º – O SAC 0800 disponibilizado para o atendimento dos passageiros só aceita ligações de telefone fixo. FIXO!?! Ora, como alguém vai ligar de um telefone fixo estando NA RUA, em pleno trânsito, que é, normalmente, quando as infrações e dúvidas ocorrem?! Deveria se chamar SNAC, e não, não é um salgadinho, é um Serviço de NÃO Atendimento ao Consumidor.

3º – Superada esta limitação absurda do atendimento, a informação prestada é totalmente incompatível com a realidade. Enquanto eu esperava pelo “novo” ônibus no ponto presumidamente certo, conforme a informação expressa no próprio ponto de ônibus e amplamente divulgada quando da implementação do BRS, o mesmo simplesmente não passava, e minha namorada, em casa, de um telefone fixo, consultando o SNAC por mim, confirmou tal informação, que ele mudara de número e estava passando no ponto BRS. Cansei de esperar no ponto “certo”, fui pro “errado” pegar o ônibus com a numeração antiga. Pronto, em menos de 2 min de espera, voilá!!

O número de protocolo de atendimento do SNAC foi: 275416

Este é apenas um pequeno relato sobre o CAOS no transporte público da Cidade Sede dos Jogos Olímpicos 2016 e da Final da Copa do Mundo 2014. Em breve farei um post mais conceitual a respeito de Transporte Público e os absurdos que aceitamos calados no nosso dia a dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s