Saga Mestrado no Exterior

Eu ia postar no Facebook, mas como não quero que esta informação se perca e fique esquecida no meu TimeLine resolvi ressuscitar meu blog.

Há alguns meses iniciei minha saga para tentar fazer um mestrado no exterior, mais especificamente em Londres. Meu objetivo era o Master of Laws, ou LLM, em Direito Público (Public Law). Depois de muita busca pelos melhores cursos escolhi aplicar para a University College London e para a Queen Mary University of London.

A lista de documentos e exigências de ambas as universidades era enorme, média na graduação de no mínimo 7,5, histórico da graduação, certificado de conclusão da graduação ou diploma, carta de apresentação em uma lauda, 2 cartas de recomendação (uma de um empregador/superior imediato, e outra do orientador da faculdade), teste de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL) com nota mínima 7,5 no geral,… e torcer para eles te oferecerem uma vaga.

Os 4 primeiros era mole conseguir, e ainda tive uma bela ajuda de três pessoas especiais para elaborar minha carta de apresentação em inglês, Paula Corsini, Gabi Sobral e Peixe. As cartas de recomendação eu tive a ajuda da minha ex-supervisora quando eu estagiava no BNDES e da orientadora da minha monografia na FND, as duas sempre muito atenciosas e solicitas. Meu grande medo era o IELTS/TOEFL, mas felizmente, depois de estudar muito por conta própria, lendo livros, vendo filmes e séries sem legenda, e usando um aplicativo do British Council para o iPad, eu consegui cravar os 7,5 de primeira.

Cumpridos todos os requisitos chegaram as Offer Letters, ambas incondicionais me oferecendo uma vaga. Eu podia escolher entre ir para a UCL ou para a Queen Mary, mas faltava um pequeno detalhe de 17.500 ou 17.000 libras respectivamente. Para tentar solucionar este problema recorri a algumas bolsas de estudo. Para a UCL tentei a Fundação Estudar e o Instituto Ling, e para a Queen Mary tentei uma bolsa da própria universidade.

Ai vocês me perguntam, por que você não tentou alguma bolsa da CAPES, do CNPq,… e o Ciência Sem Fronteira? Já tentou?

Então, hoje dia 31 de julho de 2013, o CSF tem 23.093 bolsas de graduação sanduíche já implementadas e outras 4.231 bolsas de doutorado e doutorado sanduíche somadas (Fonte: Painel de Controle do Programa CSF). De um total de 29.192 bolsas implementadas, não existe nenhum programa de bolsa do Governo para o meio de ligação entre a graduação e o doutorado (Ph.D), o mestrado. Como também, infelizmente o CSF não contempla a área de Humanas.

CSF

Resultado: não consegui nenhuma das bolsas de estudo que tentei e ontem tive que recusar a oferta de vaga para a Queen Mary, a da UCL recusei há mais tempo porque tive resposta negativa das bolsas mais cedo.

Triste ter a capacidade de ir para duas grandes universidades de Londres e não ter nenhuma opção de incentivo financeiro do Governo para aproveitar uma destas oportunidades.

Deixe um comentário